Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de abril de 2011

FERIADO DE PÁSCOA - PRAIA GRANDE

CULTURA E TURISMO
 I Encenação da Paixão de Cristo  acontece hoje, sexta e sábado

Já está tudo pronto para a primeira Encenação da Paixão de Cristo em Praia Grande. Realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) do Município – Palácio das Artes (PDA), a encenação contará com 70 atores, todos munícipes e voluntários, além de estrutura de som e iluminação que mobilizará mais de 50 profissionais. Com uma hora e meia de duração, o espetáculo ocorre nos dias 21, 22 e 23 de abril, sempre às 19h30, em frente à Capela Santa Mathilde, no Bairro Canto do Forte. A exibição é gratuita, e deve atrair cerca de mil expectadores por dia.

“Nossa expectativa é muito grande, pois o roteiro do espetáculo foge ao tradicional”, pontua um dos coordenadores do projeto e coordenador do Teatro Serafim Gonzalez, Antonio Ferrer. “Em nossa apresentação, a vida de Cristo é contada por Paulo de Tarso, 175 anos depois da crucificação os diretores Rodrigo Pompeu e Selma Boch, que também é diretora do Núcleo de Teatro do Palácio das Artes, foram muito felizes na adaptação, por conseguirem amarrar através de Paulo toda a passagem do Messias pela Terra”.
Além do roteiro, a caracterização dos personagens também promete surpreender. Mais do que o trabalho realizados no último mês nas oficinas do PDA por cerca de 50 alunos, o trabalho de criação e execução de figurino contou com a ajuda do aderecista da Vai-Vai, escola de samba campeã do Carnaval de São Paulo, João Lourenço de Rezende, que junto à equipe do PDA produziu mais de 200 peças de figurino. “Creio que a grande característica dessa produção seja o reaproveitamento de materiais. Utilizamos desde garrafas pet e tecidos usados em embalagens até fibra de vidro”, conta João, que trabalhou de forma voluntária. “Vim conhecer as oficinas do Palácio das Artes, e quando tomei contato com o projeto, vi que era algo grandioso, e que havia muito a ser feito. Acho que alcançamos um ótimo resultado, e, na minha opinião, este será um show que poderá ser comparado a qualquer outro espetáculo grandioso no quesito impacto visual”, comemora.
Composto por dois palcos principais, os cenários idealizados para a I Encenação da Paixão de Cristo remetem a cerca de 30 passagens da vida de Cristo:  dos primeiros milagres à ressurreição. Para que todos os espectadores possam acompanhar a trama – que acontece de forma itinerante, no entorno da Capela de Santa Mathilde - dois telões serão instalados no local. A estrutura conta ainda com iluminação especial e potente aparelhagem de áudio, para que todos possam acompanhar os diálogos dos personagens, que foram previamente gravados aproveitando a acústica do Teatro Serafim Gonzalez. Todas as apresentações são gratuitas. A Capela de Santa Mathilde fica na Avenida Mascarenhas de Moraes, no Bairro Canto do Forte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário