Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de abril de 2011

MONGAGUÁ: SAÚDE

Agência de Saúde da Baixada tratará de recursos humanos em reunião

Dificuldade de contratação de profissionais também estará na pauta

Problemas com recursos humanos na área de saúde serão discutidos com a Associação aulista de Medicina, Sindicato dos Médicos e Conselho Regional de Medicina pela Agência de Saúde da Baixada Santista, coordenada pelo médico infectologista David Uip, na próxima reunião da Agência, que acontece em maio, em Praia Grande.
A pauta surgiu da necessidade apontada por secretários das nove cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista e, também, pelo prefeito de Mongaguá, Paulo Wiazowski Filho, o Paulinho, anfitrião da quarta reunião da Agência de Saúde, nesta segunda (25).  
“Mesmo tendo ficado chateado com a pesquisa publicada ontem, porque pra mim ela não reflete a realidade em termos gerais, o recurso humano foi o item com pior análise em todas as cidades, porque esse é um problema comum pra todos nós da Baixada”, disse Paulinho.
O prefeito também falou do bom momento pelo qual passa a região. “Nunca tivemos discussão regional de assuntos tão importantes como a saúde, como estamos tendo agora. Fora a DRS (Diretoria Regional de Saúde), o Estado nunca esteve nas cidades da Baixada para ver de perto nossa real necessidade”, enfatizou.  

Aproveitando a presença do coordenador da Agência, Paulinho falou da necessidade de ampliar o Adoniran Corrêa - único hospital da Cidade, além de criar um anexo para poder atender melhor a população.  
O médico David Uip ouviu, de cada secretário, informações sobre as providências que cada cidade está tomando para a liberação dos R$ 90 milhões pelo Governo do Estado que deverá ser usado em ampliações e instalações de postos de saúde especializada e hospitais.
“É importante salientar que toda ampliação deve prever leitos de UTI nas três modalidades - adulto, infantil e neo-natal - e que todas as providências devem ser tomadas com urgência, pra ontem”, explicou Uip.  
Integração - A prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, presidente do Condesb - também esteve em Mongaguá para enfatizar a pauta das reuniões, que acontecem amanhã (26), na sede da entidade, em Santos, e aproveitou para falar de Saúde. “Grandes angústias dos prefeitos estão na área da saúde. Essa iniciativa do Governo (estadual) veio em ótimo momento. Com a região trabalhando de forma integrada, uma cidade complementa a outra. Além disso, vejo no Dr Uip um anseio de que as ações planejadas passem efetivamente para a prática. Por isso, estou otimista quanto à Saúde”.
Antonieta lembrou que, com o Estado cuidando da parte de urgência, emergência e hospitalar, de acordo com a real necessidade da região, as cidades podem manter o foco nas redes básicas, sua verdadeira vocação.


PREFEITURA DE MONGAGUÁ Jornalista Responsável: Carlos Ratton (MTb. 25.636) / Sergio Sanches (MTb. 16.338)Redatora: Rose Rosa (MTb 19.565)Repórter Fotográfico: Jonas de Morais (MTb 46.798) de abril de 2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário