Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Bertioga Festival Nacional da cultura Indígena

 










Música,dança e rituais marcam abertura do
Festival Nacional da cultura Indígena em Bertioga
Evento será encerrado neste sábado (23), com muitas atrações  
O acendimento do fogo sagrado e a cerimônia da água marcaram, na noite de quinta-feira (22), a abertura oficial do Festival Nacional da Cultura Indígena em Bertioga, que reuniu mais de cinco mil pessoas na arena montada pela Prefeitura, na Praça de Eventos, ao lado do Parque dos Tupiniquins. Os cantores indígenas Robson Miguel e Aristela Yanuma cantaram o Hino Nacional em Guarani, durante o hasteamento das bandeiras.
 Durante a cerimônia, cinco povos: Guarani, Kamayurá, Xavante, Karajá e Terena, honraram as divindades trazendo um pouco de cada cultura para o Município, com muita música, dança, rituais e reverências invocando a natureza e as divindades indígenas. Um momento único, de pura energia.
O prefeito Mauro Orlandini abriu o evento destacando a importância da troca de experiências entre culturas diferenciadas, promovendo interação e valorização da cultura indígena. “É um evento importante na região porque além de mostrar um pouco de cada tradição, está debatendo preocupações desses povos que merecem todo nosso respeito. Neste festival, por meio do Fórum Social indígena, eles têm a oportunidade de protestar sobre suas preocupações e buscar soluções para os problemas que não são poucos”.

As atividades na arena foram encerradas com uma grande queima de fogos, que durou quase 10 minutos, que arrancou aplausos do público em clima de festa e confraternização.
O evento segue até sábado (23), com várias atividades na Tenda Cultural, onde acontece o Fórum Social. Nesta sexta-feira (22) o assunto debatido pela manhã foi ‘Espiritualidade
  Indígena e o Meio Ambiente – Rio + 20, sob a coordenação do líder indígena Carlo Papá Guarani, da Aldeia Rio Silveira de Boracéia, em Bertioga. A conferência foi comandada pelo líder indígena Marcos terena e pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Rogério Leite dos Santos. O prefeito Mauro Orlandini participou da mesa de debates que focou questões
 ambientais – uma das maiores preocupações dos povos indígenas atualmente. Entre debates e diálogos, muitas apresentações culturais e ‘talk show’, possibilitando ao público interatividade com os povos que participam do festival este ano.Ainda pela manhã, uma mesa de debates abordou o tema ‘Cultura, Identidade de um Povo’, conferência do Ministério da Cultura, a cargo de Wilson Guató, também seguida de debates e diálogos.
As atividades continuam na parte da tarde, na tenda Cultural, com apresentações culturais, esportivas e culinária indígena, com degustação e futebol na arena montada na Praça de
 Eventos. À noite, às 20 horas, também na arena, haverá apresentação das delegações indígenas.
O evento segue neste sábado (23), a partir das 14 horas, com apresentações culturais, esportivas e culinária, na Tenda Cultural; apresentação musical com a cantora indígena Itamirim; apresentações esportivas (futebol) e, ás 20 horas, cerimonial de encerramento, com apresentação das delegações indígenas; dança com índios, show pirotécnico e encerramento.
Paralelo às festividades, acontece, sempre a partir das 10 horas, no Parque dos Tupiniquins,
  a feira de Artesanato, com vários objetos indígenas das cinco etnias que participam do evento no Município.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
DATA: 22/04/11 - ÁREA: Turismo

TEXTO: Maria Izabel Rodrigues – FOTOS – Renata de Brito/Marcos Pertinhes/Diogo Ranalli


Nenhum comentário:

Postar um comentário