Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de abril de 2011

MONGAGUÁ:COMEMORANDO O DIA DO ÍNDIO

- Mongaguá lança dicionário Guarani-Português nesta quarta (20)

Comemorando a semana do índio, Mongaguá lança o dicionário Guarani-Português, do professor Danilo Benites, nesta quarta (20), às 15h30, na Praça Jacoub Koukdjian, no Centro. Um projeto do Rotary Clube Mongaguá – Centro, o dicionário será distribuído às aldeias indígenas da região e também à rede escolar de Mongaguá.

Benites é índio Guarani e tem o nome indígena Verá Mirim, que quer dizer Pequeno Relâmpago. O dicionário foi idealizado pelo presidente do Rotary Mongaguá Centro – Bruno Pires, em conjunto com o professor. “Fizemos uma visita à aldeia e depois de uma conversa com o professor notamos a necessidade de fazermos esse dicionário”, contou Pires.
Direcionado para alunos do 1° ao 4° ano, o dicionário tem como objetivo não deixar que as crianças indígenas se esqueçam da língua materna. “A língua guarani é a mais falada pelos indígenas da América Latina, mas nossas crianças têm falado muito o português e estão esquecendo da nossa língua”, explicou  Benites. Para o evento foram confirmadas presenças de representantes das aldeias Itaóca e Aguapeú, de Mongaguá, Ambaporã e Uruiti, de Miracatu, além de aldeia de São Vicente. O coordenador regional da Funai, Amauri Vieira e o governador do Rotary - distrito 4420 – Marcos Franco, também estarão presentes. O evento contará também com exposição e venda de trabalhos indígenas.
Nesta primeira etapa foram impressos mil dicionários. Metade será distribuída e a outra metade será vendida ao preço de R$ 5,00. Toda verba arrecadada será revertida para a compra de vacinas contra a poliomielite. “Esse dinheiro será usado nas vacinas, mas nós já temos trabalhado para conseguir viabilizar nova impressão do dicionário para alcance nacional”, finalizou Pires.

Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário