Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de abril de 2011

A ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti afirma:

 Foto: Secom/MPA/Arquivo

A ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, numa feira em Manaus avalia a qualidade do pescado de água doce. Com o fim do período da Quaresma – que compreende 40 dias após a quarta-feira de cinzas – os brasileiros se preparam para comprar o pescado que levarão à mesa no feriado da Paixão de Cristo, sexta-feira (22/04). É
 justamente neste período que o consumo aumenta em 15% em relação aos demais meses do ano. A ministra da Pesca e Aquicultura (MPA), Ideli Salvatti, vem se empenhando para que o Brasil aumente o consumo per capita de peixe. Em 2010, o consumo de pescado era cerca de nove quilos por brasileiro e, em 2011, deve atingir a marca de 10 quilos por habitante. A meta é chegar 12 quilos por pessoa, conforme prevê a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Blog  deixa à disposição do internauta uma receita de fácil preparo.

Para auxiliar os brasileiros na escolha do pescado nesse período de maior
 consumo o MPA divulgou algumas dicas que vão das características e aparência dos produtos à obrigatoriedade do uso de luva descartáveis para seu manuseio em estabelecimentos comerciais:

PESCADO FRESCO
– Os peixes frescos possuem pele firme, bem aderida, úmida e sem a presença de manchas; os olhos devem ser brilhantes e salientes; as escamas devem ser unidas entre si, brilhantes e fortemente aderidas à pele; as brânquias (guelras) devem possuir cor que vai do rosa ao vermelho intenso, ser brilhantes e sem viscosidade; odor característico e não repugnante; livre de contaminantes (como areia, pedaços de metais, plásticos, combustíveis, sabão e moscas).
CUIDADO COM AS EMBALAGENS – A embalagem deve conter o nome do produto; lista de ingredientes em ordem decrescente de quantidade, isto é, o ingrediente que estiver em maior quantidade deve vir primeiro, e assim por diante; conteúdo líquido (quantidade ou volume que o produto apresenta); identificação da origem (identificação do país ou local de produção daquele produto); identificação do lote.
PRAZO DE VALIDADE: o dia e o mês para produtos com duração mínima menor do que três meses e o mês e o ano para produtos com duração superior a três meses; instruções para o uso, quando necessário. Selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), Serviço de Inspeção Estadual ou Municipal. No caso de produtos importados, as informações devem estar em português.
O MPA reforça ainda que é necessário observar a limpeza e a higienização dos instrumentos de trabalho do peixeiro e o local de manipulação dos pescados para garantir a escolha de um bom pescado.
Moqueca de peixe com molho de camarão – serve seis pessoas
Ingredientes:
1 kg. de badejo em postas( ou arraia, garoupa, cavala ou pargo)
suco de meio limão
1 cebola média em rodelas
2 pimentões verdes
3 tomates
1/2 kg. de camarão médio limpo
4 tabletes de caldo de camarão
1 vidro de leite de coco(200 ml)
2 colheres (sopa) de coentro picado
1 colher (sopa) de azeite-de-dendê
Modo de preparo:
1. Lave bem o peixe, regue com suco de limão e reserve
2. Pique a cebola, os pimentões, os tomates em pedacinhos e reserve
3. Em uma panela grande ou frigideira de fundo largo, ponha metade do peixe, dos legumes reservados e dos camarões
4. Coloque dois tabletes de caldo de camarão esfarelados e salpique metade do coentro
5. Repita as camadas na mesma ordem
6. Acrescente os tabletes de caldo esfarelado restantes, o leite de coco e salpique o coentro
7. Cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 20 minutos, em panela parcialmente tampada para que o molho fique bem apurado
8. Se necessário, acrescente 1/2 xícara (chá) de água
9. De vez em quando mexa cuidadosamente para não quebrar o peixe e para que os tabletes de caldo de camarão possam dissolver e temperar uniformemente
10. Acrescente o azeite-de-dendê
11. Prove os temperos e adicione sal, se necessário
12. Sirva a seguir



Nenhum comentário:

Postar um comentário