Pesquisar este blog

domingo, 1 de maio de 2011

Osama Bin Laden

Foto:AP
"Foi feita justiça", disse Obama. "Nesta noite tenho condições de dizer aos americanos e ao mundo que os Estados Unidos conduziram uma operação que matou Osama Bin Laden, o líder da al -Qaeda e terrorista responsável pelo assassinato de milhares de homens, mulheres e crianças."
Segundo o presidente, o corpo do terrorista está em poder das autoridades dos EUA.
Fontes do governo disseram à agência Reuters que o corpo será tratado de acordo com as Tradições Islâmicas. 
De acordo com a Reuters e a CNN, o local do ataque foi a cidade de Abbotabad. Funcionários do governo americano afirmaram que outros três homens e uma mulher teriam morrido no ataque.
Enquanto Obama fazia seu pronunciamento, dezenas de norte-americanos cercavam a Casa Branca comemorando a morte do terrorista. Em outros lugares, também houve comemoração.
Procurado havia pelo menos dez anos pelos EUA, Bin Laden é considerado o mentor dos atentados de 11 de Setembro de 2001, que derrubaram as Torres Gêmeas em Nova York, atingiram o Pentágono e deixaram cerca de 3.000 mortos.

Bush: 'vitória para os EUA'
O ex-presidente americano George W. Bush, que comandava o país na época dos atentados, disse que a morte de Bin Laden foi "uma vitória para os Estados Unidos". Ele disse ter recebido a notícia da morte por intermédio do próprio Obama, em um telefonema de quatro minutos.
"Parabenizei-o e aos homens e mulheres da nossa comunidade militar e de inteligência que dedicaram suas vidas a esta missão", disse em comunicado. "Têm nossa gratidão eterna."
O terrorista também é conhecido por ataques a alvos norte-americanos na África e no Oriente Médio na década de 1990.
 EUA emitem alerta para cidadãos no exterior após morte de Bin Laden
"O departamento de Estado americano alerta aos cidadãos americanos em viagem e residindo no exterior para o potencial aumento da violência antiamreicana dado as recentes atividades contraterroristas no Paquistão", afirma o comunicado.
"Dadas a incerteza e volatibilidade da atual situação, os cidadãos americanos em áreas onde recentes eventos podem causar violência antiamericana são urgentemente aconselhados a limitar seus deslocamentos de casa ou hoteis e evitar reuniões e demonstrações em massa".
O comunicado acrescenta que o aviso tem efeito válido até 1º de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário