Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de março de 2011

2011 Ano Internacional das Florestas

 
    Após o Ano Internacional da Biodiversidade em 2010, este ano foi definido como o Ano Internacional das Florestas.
    A data e o tema são iniciativas aprovadas pela Assembléia Geral das Nações Unidas, que tem como principal objetivo esclarecer sobre a importância das florestas e de seu manejo sustentável na redução da pobreza. A programação contará com atividades internacionais, coordenadas pelo Fórum de Florestas (UNFF) e organizações da ONU, além de eventos nacionais . Muitas são as atividades difusoras,começando pelo logotipo oficial que tem como tema “Florestas para o povo“, exaltando o papel das pessoas na gestão, conservação e exploração sustentável das florestas do mundo.
    Pessoas que ocupam lugares de liderança nas comunidades foram selecionadas para atrair a atenção da mídia, dando maior visibilidade à causa das florestas, sensibilizando para aumentar o apoio da população a essa causa .Estes serão nomeados “ Mensageiros das Florestas”.Uma organização de eventos on-line será criada para homenagear aqueles que expressem, através
das artes plásticas, fotografias, filmes e curtas-metragens a idéia de que as florestas são para o povo. Existe também a produção de um curta-metragem e alguns anúncios de interesse público que serão distribuídos em todo o mundo em diversos idiomas, a serem transmitidos pela televisão e outras mídias, incluindo espetáculos teatrais gratuitos para que se possa transmitir idéias e fomentar ações em prol das florestas. O Ministério do Meio Ambiente vai realizar censo florestal em todos os estados brasileiros. O trabalho será importante para sabermos o que acontece com as florestas de todo o país.
    Estados e Municípios terão informações para desenvolvimento de políticas públicas, principalmente as voltadas para a preservação, manejo e sustentabilidade. Nossa região faz parte da Mata Atlântica e aproveitando o interesse da ONU é chegado o momento de desenvolvimento de maiores ações para a preservação de nossas matas e mananciais. Os governos estadual e municipais da região deverão propor e desenvolver atividades nas comunidades e nas escolas.
    Todos os programas que forem elaborados, para que alcancem sucesso, deverão ser dirigidos às escolas, lembrando que a Presidenta Dilma Roussef elegeu a educação como tema do seu primeiro discurso, que publicamos nesta mesma página.” Nenhuma área pode unir melhor a sociedade que a Educação. Nenhuma ferramenta é mais decisiva do que ela para superarmos a pobreza e a miséria” pontua a presidenta. O governo busca cumprir seu objetivo, porém não podemos nos omitir e sim nos conscientizarmos de que a instrução vem através dos professores, dos ensinamentos obtidos nas salas de aula, porém a base da educação deve partir dos pais, das famílias. Se observarmos preceitos básicos em nossos lares,estaremos s educando nossas crianças e salvando nossas florestas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário