Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2011

Mapa Cultural Paulista

INSCRIÇÕES ABERTAS
Evento envolve diversas manifestações culturais e artísticas

  Estão abertas as inscrições para a edição 2011/2012 do Mapa Cultural Paulista. Em sua primeira etapa, o evento, que é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, acontece em âmbito municipal, e no estadual deve envolver a comunidade artística de mais de 300 cidades. Em Praia Grande as inscrições podem ser feitas por meio da seção de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), na área administrativa do Palácio das Artes.
O evento envolve as modalidades de Artes Visuais, que compreende as expressões de artes plásticas, desenho de humor e fotografia; Vídeo; Canto Coral; Música Instrumental; Literatura, que compreende as expressões de conto, poema e crônica; Dança e Teatro.
Podem participar do Mapa Cultural Paulista qualquer cidadão, bem como grupos do Estado de São Paulo, desde que com residência comprovada no interior do Estado, incluindo a grande São Paulo.Grupos ou artistas que tenham trabalhos que se encaixem nessas categorias, devem se inscrever até o dia 30 de maio. Para cada modalidade, três jurados profissionais de referência de cada área farão a escolha do vencedor da etapa municipal que depois disputarão a fase regional e, na seqüência, a fase estadual.
As produções ou criações a serem apresentadas devem ser inéditas no Mapa Cultural Paulista. Os participantes de edições anteriores poderão se inscrever, desde que tenham  vínculo com o município . A idade mínima para a participação é de 14 anos completos até a data de realização da fase regional do evento.
O Palácio das Artes fica na Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1.600, em frente à Rotatória A Tribuna. Outras informações pelo telefone 3496-5718.

quarta-feira, 30 de março de 2011

FESTA 53: programação oficial é lançada nesta quinta

“Respeitável Público!” é o tema desta edição do Festival Santista de Teatro, que traz peças de todo o País


A maior festa do teatro na Baixada Santista tem uma prévia nesta quinta-feira, dia 31, com o lançamento da programação oficial do 53º Festival Santista de Teatro, o FESTA. Será a partir das 19h30, na Concha Acústica, no Gonzaga. A celebração seguirá no Chopp Santista (Av. Vicente de Carvalho, 56). Criado por Pagu em 1958, o festival é o mais antigo em atividade no País, e acontece entre os dias 15 e 23 de abril.
Além das peças selecionadas, nas categorias Adulto, Infantil e de Rua, e da mostra paralela, serão divulgadas datas e horários de oficinas, mesas-redondas e do Quintal da Pagu, espaço na Praça dos Andradas que contará com shows musicais, durante todas as noites do FESTA. O festival também contará com a exposição “Respeitável Público!”, em parceria com o Clube Foto Amigos de Santos, e o Curta FESTA, parceria com o Curta Santos - Festival Santista de Curtas Metragens. A abertura e o encerramento terão a apresentação de espetáculos convidados. A programação completa será divulgada no site do festival (www.festivalsantista.com.br) e redes sociais a partir de sexta, dia 1º.

terça-feira, 29 de março de 2011

Congresso Estadual deMunicipios acontecera de 12 a 15 de Abril em SV

O Congresso Estadual de Municípios está em sua 55ª edição ininterrupta. Anualmente, reúne a classe política do nosso Estado e de nosso País para discutir os principais temas que afetam diretamente nossos municípios. O evento aborda assuntos ligados ao municipalismo, nas áreas de gestão, assistência e desenvolvimento social, trabalho, educação, legislativo, transporte, habitação, saneamento, meio ambiente, dentre outros. Todos os temas propiciam discussões que contribuem para maior informação e aprimoramento do gestor público municipal. A Associação Paulista de Municípios é a legítima representante dos 645 municípios do Estado de São Paulo. Sua força de congregação dos Municípios se faz sentir nas conquistas alcançadas ao longo de todo o período de sua existência, sendo pioneira dos movimentos estaduais para as
mudanças da Legislação, principalmente Constitucionais, sempre em benefício dos Municípios. Para o prefeito de São Vicente,Tercio Garcia, o evento não só vai promover o congraçamento entre prefeitos de todo o estado,como também incentivar o comercio e o turismo locais.”Ficamos felizes em receber um evento desta natureza,
ao qual daremos todo o apoio necessário,ressalta Tércio. O Congresso vai acontecer no Centro de Eventos de São Vicente.

sexta-feira, 25 de março de 2011

2011 Ano Internacional das Florestas

 
    Após o Ano Internacional da Biodiversidade em 2010, este ano foi definido como o Ano Internacional das Florestas.
    A data e o tema são iniciativas aprovadas pela Assembléia Geral das Nações Unidas, que tem como principal objetivo esclarecer sobre a importância das florestas e de seu manejo sustentável na redução da pobreza. A programação contará com atividades internacionais, coordenadas pelo Fórum de Florestas (UNFF) e organizações da ONU, além de eventos nacionais . Muitas são as atividades difusoras,começando pelo logotipo oficial que tem como tema “Florestas para o povo“, exaltando o papel das pessoas na gestão, conservação e exploração sustentável das florestas do mundo.
    Pessoas que ocupam lugares de liderança nas comunidades foram selecionadas para atrair a atenção da mídia, dando maior visibilidade à causa das florestas, sensibilizando para aumentar o apoio da população a essa causa .Estes serão nomeados “ Mensageiros das Florestas”.Uma organização de eventos on-line será criada para homenagear aqueles que expressem, através
das artes plásticas, fotografias, filmes e curtas-metragens a idéia de que as florestas são para o povo. Existe também a produção de um curta-metragem e alguns anúncios de interesse público que serão distribuídos em todo o mundo em diversos idiomas, a serem transmitidos pela televisão e outras mídias, incluindo espetáculos teatrais gratuitos para que se possa transmitir idéias e fomentar ações em prol das florestas. O Ministério do Meio Ambiente vai realizar censo florestal em todos os estados brasileiros. O trabalho será importante para sabermos o que acontece com as florestas de todo o país.
    Estados e Municípios terão informações para desenvolvimento de políticas públicas, principalmente as voltadas para a preservação, manejo e sustentabilidade. Nossa região faz parte da Mata Atlântica e aproveitando o interesse da ONU é chegado o momento de desenvolvimento de maiores ações para a preservação de nossas matas e mananciais. Os governos estadual e municipais da região deverão propor e desenvolver atividades nas comunidades e nas escolas.
    Todos os programas que forem elaborados, para que alcancem sucesso, deverão ser dirigidos às escolas, lembrando que a Presidenta Dilma Roussef elegeu a educação como tema do seu primeiro discurso, que publicamos nesta mesma página.” Nenhuma área pode unir melhor a sociedade que a Educação. Nenhuma ferramenta é mais decisiva do que ela para superarmos a pobreza e a miséria” pontua a presidenta. O governo busca cumprir seu objetivo, porém não podemos nos omitir e sim nos conscientizarmos de que a instrução vem através dos professores, dos ensinamentos obtidos nas salas de aula, porém a base da educação deve partir dos pais, das famílias. Se observarmos preceitos básicos em nossos lares,estaremos s educando nossas crianças e salvando nossas florestas.